leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

ANDOVENDO DOCUMENTÁRIO: CUBA - O INÍCIO DA REVOLUÇÃO CAPITALISTA?


Para muitas pessoas, Cuba é sinônimo revolução e resistência, para outras, é mais uma das provas de que o Regime Socialista fracassou. Fala-se muito a respeito, mas pouco se sabe, e como na maioria dos governos, as mazelas são escondidas em discursos eloquentes e propaganda fantasiosa, a gente conhece isso bem aqui em Minas e no Brasil.


A grande verdade, é que uma série de fatores, dentre eles o embargo econômico norte-americano, o fim da União Soviética e de seus subsídios, a má gestão dos recursos públicos e a corrupção, levaram a Ilha Socialista à atual situação.



A economia local está em colapso há anos, a defasagem industrial e tecnológica, a escassez de alimentos e a falta de infra-estrutura básica são alguns dos pontos que mais preocupam os cubanos.

Porém, desde o afastamento de Fidel do poder por motivos de saúde, seu irmão Raul Castro, atual presidente, iniciou uma série de reformas suaves, que eles tratam como uma mera adequação do regime mas que se baseiam em princípios capitalistas de mercado, para tentar estabilizar a economia e ajustar as contas do governo. E esta leve abertura traz consigo uma série de especulações, mas a principal delas é: Seria este o início de uma nova revolução?




O documentário a seguir traça um rápido panorama da realidade cubana, sem entrar profundamente em questões políticas, e apresenta o impacto destas pequenas mudanças na realidade do povo e do país. É uma boa fonte de informação para aqueles que gostam de falar e discutir o tema Cuba, sejam eles contra ou a favor, sem saber praticamente nada a respeito. E para quem tem sede de conhecimento e a curiosidade aflorada, não preciso nem dizer nada. Assistam pois é bem interessante.