leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

ARTE: AS ESCULTURAS "VIVAS" DE THEO JANSEN



Theo Jansen é um físico e artista holandês nascido na cidade de Haia em 1948. Quando ainda era bem jovem, ele demonstrou ter  grande aptidão para as duas áreas e acabou estudando física na Universidade de Delft, foi nesta mesma época que se envolveu em diversos projetos que englobavam arte e tecnologia ao mesmo tempo. 



Desde 1990 ele se dedica a criar "novas formas de vida" em um trabalho que envolve engenharia e arte, denominado Strandbeest (algo como Animais de Praia em português). Suas obras são grandes esculturas articuladas de PVC que se assemelham a esqueletos de animais e conseguem se locomover utilizando o vento.


Os primeiros "seres" concluídos eram bem rudimentares, mas ao poucos foram ficando mais complexos e foi aprimorada sua maneira de interagir com o meio. De lá pra cá, ele já criou algumas esculturas que conseguem eliminar a água caso entre nas estruturas e até mesmo suportar tempestades.

O trampo desse cara ganhou a internet nestes últimos dias e me chamou bastante atenção, se ainda não viu, veja,  pois vale a pena.





Veja mais em: STRANDBEEST