leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

SARAU "DIÁSPORA!" REÚNE A JUVENTUDE NEGRA DE UBERABA


texto: Agnes Maria

Como forma de manifestação na semana do dia 13 de maio, data em que no ano de 1888 foi promulgada a lei Áurea que determinou a libertação das pessoas negras escravizadas no Brasil, jovens e estudantes se reúnem para a organização de um sarau com o objetivo de valorizar e propagar a cultura e história da comunidade negra em Uberaba.

“O Sarau DIÁSPORA! é um evento destinado ao resgate da cultura africana que foi trazida para o Brasil, e busca através dessas manifestações culturais a reafirmação da identidade do negro com a sua herança cultural”, explica Diego Nascimento, organizador do evento e estudante do curso de história da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

As atividades começam às 18h, com um brechó que proporcionará a exposição, venda e troca de disco de vinil e livros. Oficinas de turbante e tranças afro e diversas intervenções culturais como a do Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil que estará fazendo uma apresentação de Jongo e Samba de roda.

Após as oficinas, o evento contará com apresentações musicais dos artistas locais, Lukako, Paulinha K, Di nascimento, Guilherme Mestiço e N2 DJ. O palco também estará aberto para manifestações artísticas do público presente, ao término das apresentações oficiais.

Segundo os organizadores, o evento pretende unificar a juventude, estudos e debates em prol de políticas públicas e ações afirmativas para o negro no Brasil.

O sarau Diáspora! acontece no próximo sábado, dia 16, a partir das 18h no SINDE – MED Uberaba, na rua dos Dominicanos, 258 – bairro Abadia, próximo a UFTM.