leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

domingo, 31 de janeiro de 2016

II COLINE/2015

O Concurso Literário de Novas Escritoras - COLINE é fruto de uma visão comum existente entre nós do Blog Roulets e da ONG Cultura Roulets. O concurso nasceu com o intuito de incentivar escritoras em formação a continuarem desenvolvendo a sua escrita além de instruí-las e premiá-las por tais produções, colaborando assim na formação de uma frente literária feminina infantojuvenil na cidade de Uberaba/MG.  

O II COLINE, produzido e realizado pela Cultura Roulets em parceira com a EMABEM, o Blog Roulets e projeto POEZINE-SE, se realizou na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes no ano de 2015 com uma série de oficinas e encontros periódicos com professores, alunos, oficineiros e a organização do concurso.

Sobre o II COLINE/2015

O projeto trouxe novidades como palestras e oficinas para as participantes. Nessa segunda edição apenas a Escola Municipal Bezerra de Menezes foi contemplada devido à nossa dificuldade em levar as oficinas para outras escolas. 

A estrutura continuou a mesma, com escritoras do 5°ao 9° ano que se inscreveram e participaram com 20 poemas e 14 contos. Foi notável a maior participação e envolvimento da escola e das alunas/escritoras com o projeto em relação à edição anterior e isso nos permitiu corrigir falhas passadas e nos preparou melhor para as próximas realizações.

Destacamos o interesse das participantes pelos temas desenvolvidos tanto nas oficinas quanto nas palestras, isso contribuiu para que o projeto se realizasse de maneira tranquila e participativa. Nessa etapa foram colhidos depoimentos das participantes, o que resultou num pequeno documentário.  

A premiação para as vencedoras do II COLINE foi: 01 tablet e um livro autografado por Mauricio de Sousa e para os segundas e terceiras colocadas de cada categoria, um livro. As avaliações dos textos foram feitas pelas alunas do curso de letras da UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro) Stéfani Neto, Fernanda Galera, Nicolle Árabe e pela Mestre em educação Larissa Martins.


O II COLINE/2015, teve como vencedoras as escritoras: Stefane Vieira Rodrigues na categoria poesia e Mirella Eduarda Silva Reis na categoria conto.